Regulador do jogo de fortuna ou azar sueco une forças com outras autoridades para lutar contra a lavagem de dinheiro

Nma nova avaliação nacional de riscos, foram identificados desafios no combate à lavagem de dinheiro.

A Spelinspektionen, a autoridade reguladora sueca do jogo de fortuna ou azar, anunciou uma parceria com outras 15 autoridades do país que se uniram para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo na Suécia.

A decisão de forjar uma aliança mais ampla vem depois de uma nova avaliação nacional de riscos, onde foram identificados desafios no combate à lavagem de dinheiro, e descobriu-se que há uma necessidade de maior cooperação e colaboração entre as autoridades.

A Spelinspektionen, explicou em comunicado à imprensa: “Uma empresa de jogos poderá ser usada como uma ferramenta criminosa. Portanto, no nosso licenciamento, é importante descobrir quais são os verdadeiros interesses da empresa de jogos de fortuna ou azar que detém ou solicita uma licença.

“Uma empresa de jogos de fortuna ou azar também deve ter um bom conhecimento do cliente para neutralizar o uso de atividades de jogos de fortuna ou azar para lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo.”

A nova iniciativa funcionará como um fórum para o intercâmbio de informações e conhecimentos entre todas as organizações participantes, bem como para identificar, mapear e analisar os riscos e métodos usados para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Outras organizações que se comprometeram com o esforço nacional incluem a Autoridade Policial da Suécia (Polismyndigheten), a Agência Tributária (Skatteverket) e o Serviço de Alfândega (Tullverket).

Os órgãos que apoiam o novo esforço compilarão as avaliações nacionais de riscos sobre como abordar melhor as questões relacionadas a tais atividades e também fornecerão informações aos operadores sobre como apoiar os esforços para lidar com estas questões na Suécia.

A Spelinspektionen concentrar-se-á na forma como os jogos de fortuna ou azar podem ser explorados por lavadores de dinheiro e por financiadores do terrorismo, oferecendo conselhos e orientação a outras organizações envolvidas com a iniciativa.

O órgão regulador já realiza verificações detalhadas dos candidatos a licenças de jogos de fortuna ou azar no país, exigindo que as operadoras demonstrem que possuem controlos rigorosos para impedir que os seus sites sejam usados para lavagem de dinheiro.

“Atualmente procuramos uma solução para verificar informações sobre as estruturas de grupos, informações sobre as empresas e propriedades de candidatos a licenças e “licenciados”, explicou Fredrik Lindquist, especialista em conformidade de anti lavagem de dinheiro da Spelinspektionen. “No presente, através da construção de estruturas complexas e transfronteiriças com entidades legais em diferentes jurisdições, podem-se esconder as pessoas envolvidas e a origem dos fundos.”

Observatório do Jogo Responsável – Portugal

   

 

Categories
GAMBLING NEWS (PT)Observatório News

RG MAGAZINE Gambling and Social Responsibility
No Comment

RELATED BY