Reino Unido: O Grupo William Hill pagará uma multa recorde de 19,2 milhões de libras – por falhas em matéria de responsabilidade social e de combate ao branqueamento de capitais

Três empresas de jogos de fortuna ou azar pertencentes ao Grupo William Hill pagarão um total de 19,2 milhões de libras por falhas em matéria de responsabilidade social e...

Três empresas de jogos de fortuna ou azar pertencentes ao Grupo William Hill pagarão um total de 19,2 milhões de libras por falhas em matéria de responsabilidade social e de combate ao branqueamento de capitais.

A WHG (International) Limited, que gere o site williamhill.com, pagará 12,5 milhões de libras, a Mr Green Limited, que gere o site mrgreen.com, pagará 3,7 milhões de libras e a William Hill Organization Limited, que gere 1.344 estabelecimentos de jogo em toda a Grã-Bretanha, pagará 3 milhões de libras.

Andrew Rhodes, diretor executivo da Gambling Commission, disse:

“Quando lançámos esta investigação, as falhas que descobrimos eram tão generalizadas e alarmantes que se pensou seriamente na suspensão da licença.

“No entanto, uma vez que o operador reconheceu de imediato as suas falhas e trabalhou connosco para implementar rapidamente melhorias, optámos pelo maior pagamento de execução da nossa história.”

A ação de hoje surge apenas uma semana depois da Comissão ter multado dois operadores pertencentes ao Kindred Group plc num total de 7,2 milhões de libras e é o maior processo de execução levado a cabo pelo regulador. O anterior foi uma ação de 17 milhões de libras contra a Entain em agosto do ano passado.

Desde o início de 2022, a Comissão concluiu 26 processos de execução, tendo os operadores pago mais de 76 milhões de libras devido a falhas regulamentares.

O Sr. Rhodes referiu:

“Nos últimos 15 meses, tomámos medidas sem precedentes contra os operadores de jogos de fortuna ou azar, mas começamos agora a ver sinais de progresso. Há indícios de que o setor está a desenvolver esforços no sentido de tornar o jogo mais seguro e de reduzir a possibilidade de entrada de fundos criminosos nas suas empresas.

“Os operadores estão a utilizar algoritmos para detetar mais rapidamente os danos causados pelo jogo ou os riscos de crime, interagindo mais rapidamente com os consumidores e, de um modo geral, implementando políticas e procedimentos mais eficazes.”

As falhas de responsabilidade social nas empresas da William Hill incluem:

  • Não existiam controlos suficientes para proteger os novos clientes, nem para considerar de forma eficaz os gastos a alta velocidade e a duração do jogo, até que o cliente pudesse ter sido exposto ao risco de perdas substanciais num curto período de tempo:
    • Um cliente foi autorizado a abrir uma nova conta e a gastar 23 000 libras em 20 minutos sem qualquer controlo.
    • Outro cliente foi autorizado a abrir uma conta e a gastar 18.000 libras em 24 horas sem qualquer controlo.
    • E um terceiro cliente foi autorizado a abrir uma nova conta e a gastar £32.500 em dois dias sem qualquer controlo. (Sr. Green)
  • Não identificar determinados clientes em risco de sofrerem danos relacionados com o jogo e não efetuar verificações numa fase inicial do percurso do cliente – um cliente perdeu 14 902 libras em 70 minutos. (Sr. Green)
  • Não identificar o risco de danos ou não intervir com determinados clientes numa fase suficientemente precoce – um cliente perdeu 54.252 libras em quatro semanas sem que o operador procurasse provas de rendimentos, efetuasse verificações adequadas ou utilizasse qualquer outro método eficaz para identificar o risco de danos. (WHG (International) Limited)
  • Ter controlos insuficientes que expuseram os clientes novos ou recorrentes ao risco de perdas substanciais num curto período de tempo – um cliente abriu a sua conta e perdeu £11.400 nos primeiros 30 dias sem ser sujeito a verificações suficientes e outro cliente não teve qualquer interação telefónica até as perdas atingirem £45.800. (WHG (International) Limited)
  • Não aplicar um prazo de 24 horas entre a receção de um pedido de aumento de um limite de crédito e a sua concessão – um cliente foi autorizado a efetuar imediatamente uma aposta de 100.000 libras quando o seu limite de crédito tinha sido fixado em 70.000 libras. (WHG (International) Limited)
  • Controlos ineficazes permitiram que 331 clientes jogassem com a WHG (International) Limited apesar de se terem autoexcluído do Sr. Green. (WHG (International) Limited)
  • Não ter identificado alterações no comportamento do cliente que deveriam ter levado a considerar se o cliente estava a sofrer danos – uma interação de jogo mais segura só foi realizada depois de ele ter feito e aceite uma aposta de 18 000 libras (William Hill Organisation Ltd (WH Retail))
  • Não foram implementados controlos suficientes para proteger os novos clientes, nem para considerar eficazmente a velocidade elevada das despesas e a duração do jogo, até que o cliente pudesse ter sido exposto ao risco de perdas substanciais num curto período de tempo:
  • Após a reabertura do seu estabelecimento comercial na sequência do confinamento devido à pandemia de Covid, o operador permitiu que um cliente perdesse 10 600 libras em dois dias sem uma interação de jogo mais seguro.
  • Apesar de ser desconhecido e de ter apostado 42 253 libras em 130 apostas durante um período de três dias, o pessoal não identificou um cliente como estando em risco de sofrer danos associados ao jogo, nem efetuou qualquer interação com o cliente. (William Hill Organisation Ltd (WH Retail))

As falhas no combate ao branqueamento de capitais (AML) incluem:

  • Permitir que os clientes depositassem grandes quantias sem efetuar controlos adequados – um cliente pôde perder £70.134 num mês, outro perdeu £38.000 em cinco semanas e outro perdeu £36.000 em quatro dias. (WHG (International) Limited)
  • Permitir que os clientes depositassem grandes montantes sem efetuar controlos adequados – um cliente depositou £73.535 e perdeu £14.068 em quatro meses (Sr. Green)
  • Os clientes podiam apostar grandes quantias de dinheiro sem serem monitorizados ou escrutinados a um nível suficientemente rigoroso – o operador não solicitou provas da origem dos fundos (SoF) quando um cliente apostou 19.000 libras numa única aposta, não obteve documentação de um cliente que apostou 39.324 libras e perdeu 20.360 libras em 12 dias e não obteve provas da origem dos fundos de um cliente que apostou 276.942 libras e perdeu 24.395 libras em dois meses. (William Hill Organisation Ltd (WH Retail))
  • As políticas, os procedimentos e os controlos careciam de orientações sobre as medidas adequadas a tomar na sequência dos resultados da análise do perfil dos clientes e sobre a forma como as suas conclusões deveriam ser utilizadas para determinar o resultado adequado. (WHG (International) Limited) e (Sr. Green)
  • Os procedimentos e controlos careciam de medidas rigorosas para evitar mais gastos e atenuar os riscos de branqueamento de capitais antes da conclusão da definição do perfil de risco do cliente. (WHG (International) Limited) e (Sr. Green)
  • A formação do pessoal no domínio do branqueamento de capitais não forneceu informações suficientes sobre os riscos e a forma de os gerir (WHG (International) Limited) e (Sr. Green)

A totalidade dos 19,2 milhões de libras esterlinas será direcionada para fins de responsabilidade social como parte de um acordo regulamentar.

Serão também introduzidas condições adicionais à licença para garantir que um membro do conselho de administração da empresa supervisione um plano de melhoramento e que a empresa seja submetida a uma auditoria de terceiros para avaliar se está a implementar eficazmente as suas políticas, procedimentos e controlos de AML e de jogo mais seguro.

Fonte

O Regulador: Gambling Commission

Saiba quais as principais falhas das empresas de jogo identificadas pelos reguladores

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY