Reino Unido: A Smarkets é multada em 630 000 libras – por uma série de falhas em matéria de combate ao branqueamento de capitais e de responsabilidade social

Um operador de jogos de fortuna ou azar online vai pagar uma coima de 630 000 libras depois de uma investigação da Gambling Commission ter revelado uma série de...

Um operador de jogos de fortuna ou azar online vai pagar uma coima de 630 000 libras depois de uma investigação da Gambling Commission ter revelado uma série de falhas em matéria de combate ao branqueamento de capitais e de responsabilidade social.

A Smarkets (Malta) Limited paga a quantia de seis dígitos pelas falhas cometidas, que levaram a que os clientes fossem autorizados a jogar sem que fossem efetuadas verificações adequadas da origem dos fundos e a não identificar e interagir com os clientes em risco de sofrerem danos.

O operador recebeu também uma advertência formal e será submetido a uma auditoria para garantir a aplicação efetiva das suas políticas, procedimentos e controlos em matéria de combate ao branqueamento de capitais e de responsabilidade social.

Exemplos das falhas cometidas pela Smarkets incluem a autorização a um cliente para depositar £395.000 num período de quatro meses, sem que a Smarkets tenha efetuado as devidas verificações da origem dos fundos. Outro exemplo é o de um indivíduo que transfere níveis significativos de fundos entre contas bancárias sem que sejam efetuados controlos ou verificações da origem dos fundos.

Sarah Gardner, Diretora Executiva Adjunta da Comissão, afirmou:

“Este caso foi identificado através de verificações de conformidade e, mais uma vez, põe em evidência a forma como tomaremos medidas contra os operadores de jogos de fortuna ou azar que não satisfazem os seus clientes.

“A nossa investigação sobre a Smarkets revelou uma série de falhas em que os clientes foram colocados em risco de sofrerem danos causados pelo jogo.

“Era óbvio que existiam sistemas e processos deficientes que contribuíram para estas violações, devido ao facto de a empresa não ter implementado eficazmente as suas políticas e controlos”.

A coima de 630 000 libras aplicada à Smarkets é a última de uma série de casos de aplicação da lei conduzidos pela Comissão este ano. No início deste mês, o operador em linha LeoVegas foi multado em 1,32 milhões de libras por falhas em matéria de responsabilidade social e de combate ao branqueamento de capitais.

Fonte

O Regulador: Gambling Commission

Saiba quais as principais falhas das empresas de jogo identificadas pelos reguladores

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY