Um estudo da Marktest divulgado em março dava conta de que 63% dos portugueses apostam nos jogos da sorte, sendo o Euromilhões o jogo preferido.
As principais recomendações dirigidas aos excêntricos gerados pelo “Euromilhões”:
…
1. Mantenha a calma
É difícil manter a cabeça fria e racional quando se ganha um prémio avultado como o do Euromilhões. Mas neste caso, evite deixar-se levar pela euforia. Mantenha-se discreto e partilhe a informação com o menor número de pessoas possível,pelo menos, até receber o prémio.
2. Segurança
É a primeira dor de cabeça que surge ao vencedor: o que fazer e como proteger o valioso talão premiado? Para ajudar os apostadores que ganham um prémio acima de 1 milhão de euros, a Santa casa da Misericórdia criou, em 2005, o Gabinete de Apoio ao Alto Premiado para o qual o vencedor pode ligar a informar-se que medidas de proteção deve tomar em relação ao título e como pode receber o prémio. Em determinadas situações este gabinete informa as forças de segurança da área de residência do premiado e acompanha-o até à entrega do prémio, que pode ser feita nas instalações da Santa Casa ou numa instituição bancária.
3. Como pedir ajuda?
Tal como já foi referido, a Santa Casa disponibiliza o Grupo de Apoio ao Alto Premiado. Para entrar em contacto com este grupo ligue para a linha direta dos jogos da Santa Casa (808 20 33 77). Não se esqueça ainda de que os prémios ficam disponíveis entre o 13º e o 90º dia após a data do sorteio.
4. Faça bem as contas ao prémio
Tome nota de que o prémio que irá ser depositado na sua conta será inferior ao prémio ganho. Isto acontece porque todos os prémios superiores a cinco mil euros passaram a pagar 20% de imposto ao Estado (imposto de selo). Isto significa num prémio de 17 milhões de euros, 3,4 milhões serão retidos pelo Estado para o pagamento do imposto de selo.
5. Como investir
Quando o património financeiro entra na casa dos milhões não faltarão oportunidades de investimento. Nesta matéria, os especialistas da área de finanças pessoais lembram que mais do que nunca deve ser observada a velha máxima de “não colocar todos os ovos no mesmo cesto”. Isto significa que deverá ter o dinheiro repartido por diversos bancos e diferentes aplicações financeiras.
6. Herança
À luz da legislação em vigor, familiares diretos (pais, filhos ou cônjuge) herdam o património sem penalizações fiscais. Na prática isto significa que os herdeiros de um vencedor do Euromilhões com uma conta bancária choruda vão receber todo o dinheiro a que têm direito sem pagarem imposto: nem de Selo, no momento da herança, ou IRS. Se optar por passar parte do prémio para algum destes familiares diretos, ele é entendido como uma doação e tem de ser declarado no chamado Modelo 1 do Imposto de Selo, ainda que não seja tributado.
Fonte: Dinheiro Vivo