O muito esperado Livro Branco do Governo do Reino Unido poderá nunca ver a luz do dia, se os rumores de que a reforma do jogo será eliminada pelos novos ministros do governo se revelarem verdadeiros.
Promover o crescimento, abandonar mais regulamentação
A revisão em curso da Gambling Act 2005 poderá ser a próxima na linha de fogo para a recém-eleita Primeira-Ministra Liz Truss e o novo chanceler Kwasi Kwarteng, que, segundo o relatório do The Guardian, disseram aos ministros do governo para darem prioridade a legislação que promova o crescimento e securitize qualquer coisa que implique mais regulamentação.
Truss e os seus ministros indicaram o fim da carta de direitos, a estratégia da obesidade e o limite dos bónus dos banqueiros durante a semana passada, e de acordo com um ministro do governo citado pelos meios de comunicação social “há tantas coisas que têm de ser feitas, limitando a flexibilidade genuína que podemos ter”.
Considerada dentro das prioridades de crescimento do gabinete, a revisão da Gambling Act 2005 que começou em 2020 enquadra-se na categoria que provavelmente irá sobrecarregar as empresas com mais regulamentação e sufocar o crescimento, em vez de o promover, algo que a nova Primeira-Ministra está interessada em evitar.
A revisão deveria ter sido concluída com o lançamento do Livro Branco do governo no final de 2021, mas ainda está ” retida no governo” após um forte empurrão já ter causado vários atrasos e diluído o conjunto de medidas propostas para atualizar a regulamentação do jogo.
Choque no Gabinete Interno
O abandono da revisão causará um choque direto com o novo secretário principal do Tesouro, Chris Philp, que como Ministro do Department for Digital, Media, Culture and Sport (DCMS) defendeu as reformas do jogo e irá resistir vigorosamente à ideia de colocar os seus próprios esforços no bloco de corte.
Na sua carta de demissão de julho, Philp afirmou que o Livro Branco contendo medidas firmes para proteger as pessoas do vício do jogo estava pendente da aprovação final do Primeiro-Ministro.
“Encontrei-me com as famílias daqueles que cometeram suicídio em resultado do vício do jogo e exorto-o a entregar a revisão na íntegra e sem diluições”, escreveu ele.
No entanto, segundo fontes anónimas do gabinete, nada é garantido para sobreviver ao corte, pois qualquer coisa que possa colocar “encargos adicionais no negócio” ou ” pareça uma interferência desnecessária na vida das pessoas durante um período de crise” está na mira do governo.
Fonte: Gambling News