O Department for Communities (DfC) da Irlanda do Norte lançou uma consulta pública sobre as novas leis do jogo de fortuna ou azar.
A DfC comunicou que procura pontos de vista “agora são necessárias mudanças para garantir que a Irlanda do Norte tenha uma estrutura de licenciamento mais flexível e moderna capaz de responder às muitas mudanças sociais e técnicas que ocorreram no setor”.
A consulta, que está aberta a visualizações até 21 de fevereiro de 2020, aborda uma ampla gama de questões, desde a categorização de máquinas de jogos, a regulamentação de jogos online, regras sobre publicidade de jogos de fortuna ou azar e a lei sobre concursos e sorteios de prémios promocionais.
“A legislação existente, desde 1985, falha na abordagem das realidades sociais e tecnológicas do jogo em 2020. A reforma está muito atrasada e este exercício renovado de consulta é um primeiro passo importante na reformulação das leis da Irlanda do Norte que abrangem uma ampla gama de áreas como jogos de fortuna ou azar, jogos, lotarias, competições com prémios e publicidade ”, afirmou o especialista em direito do jogo, James Griffiths.
“Eu sei que a indústria do jogo é um empregador importante na Irlanda do Norte e que o jogo é uma atividade que é desfrutada com responsabilidade por um grande número de pessoas. No entanto, é muito importante reconhecer que, para algumas pessoas, o jogo tem o potencial de causar danos consideráveis. Quaisquer mudanças futuras na lei devem equilibrar os interesses da indústria de jogos de azar com a necessidade de regulamentação para proteger as pessoas vulneráveis ”, afirmou Tracy Meharg, secretária permanente da DfC.
“Não há dúvida de que a legislação atual está desatualizada e não acompanhou o ritmo das mudanças tecnológicas e da indústria. Esta consulta permitirá que todos os interessados em apostar compartilhem os seus pontos de vista sobre a legislação atual e colocará o departamento em posição de oferecer os melhores conselhos a um novo ministro sobre o futuro quadro regulatório ”, disse Meharg.
Fontes e consultas: European Gaming | iGaming Business | DFC – Department for Communities