A Comissão Disciplinar independente da WPBSA aplicou os castigos relacionados com o escândalo da viciação de resultados no snooker, tendo dois jogadores – Liang Wenbo e Li Hang – sido suspensos para toda a vida e Yan Bingtao suspenso por cinco anos, na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa.
O presidente da WPBSA, Jason Ferguson, afirmou que se tratou de um “caso muito complexo”.
Dois jogadores foram condenados a penas de caráter vitalício, no âmbito de uma série de castigos por manipulação de resultados aplicados pela Comissão Disciplinar independente da WPBSA (World Professional Billiards and Snooker Association).
Liang Wenbo e Li Hang são os dois jogadores que receberam uma suspensão vitalícia do desporto, enquanto Yan Bingtao foi suspenso por cinco anos, uma sanção que foi reduzida na sequência de confissões antecipadas e da sua declaração de culpa.
Yan é um antigo campeão do Masters, tendo vencido o evento da tríplice coroa na época 2020-21. Zhao Xintong foi suspenso por dois anos e seis meses, pena que foi reduzida para um ano e oito meses na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa. Zhao é um antigo vencedor do Campeonato do Reino Unido.
O presidente da WPBSA, Jason Ferguson, afirmou: “Este foi um caso muito complexo. Foi de partir o coração ver alguns jovens jogadores talentosos violarem o Regulamento de Conduta da WPBSA devido à pressão exercida por dois jogadores seniores.
“Este comportamento foi reconhecido como totalmente inaceitável pela imposição de duas proibições vitalícias de participar de qualquer forma no snooker oficial.
“Aqueles que tentam corromper o desporto estão constantemente a tentar encontrar novas formas de evitar os nossos processos de controlo e este resultado deve ser tomado como uma lição para aqueles que pensam que podem evitar a deteção.
“Se algum jogador estiver envolvido em viciação de resultados num jogo de snooker, será apanhado e sofrerá sanções severas.
Congratulo-me com o facto da Comissão ter considerado que não encontrou no caso em apreço “qualquer prova de uma cultura mais vasta de irregularidades no snooker”.
“A WPBSA continuará a sua posição forte contra aqueles que tentam manipular o desporto e o resultado de hoje envia uma mensagem clara de que a manipulação de resultados não será tolerada no snooker.”
O caso começou em agosto de 2022, quando a Associação Internacional para a Integridade das Apostas (IBIA) emitiu um alerta para a Unidade de Integridade da WPBSA, tendo esta última iniciado uma investigação pormenorizada sobre potenciais irregularidades.
O caso foi ouvido entre 24 e 26 de abril, em Londres, e em 3 de maio de 2023.
Lista completa de proibições
A lista completa de proibições é fornecida pela WST.
- Liang Wenbo foi condenado a uma proibição vitalícia de jogar snooker e terá de pagar 43 000 libras de custas.
- Li Hang foi banido do snooker para toda a vida e terá de pagar 43.000 libras de despesas.
- Lu Ning foi condenado a uma suspensão de 8 anos, reduzida na sequência de admissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 5 anos e 4 meses, até 6 de abril de 2028. Terá de pagar £7.500 de custas.
- Yan Bingtao foi condenado a 7 anos e 6 meses de suspensão, reduzida na sequência de confissões antecipadas e confissão de culpa, para 5 anos até 11 de dezembro de 2027. Terá de pagar £7.500 de custas.
- A Zhao Xintong foi aplicada uma pena de 2 anos e 6 meses de suspensão, reduzida na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 1 ano e 8 meses até 1 de setembro de 2024. Terá de pagar £7.500 de custas.
- A Zhao Jianbo foi aplicada uma pena de 3 anos e 6 meses de suspensão, reduzida na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 2 anos e 4 meses até 7 de abril de 2025. Terá de pagar £7.500 de custas.
- Chang Bingyu recebeu uma suspensão de 3 anos, reduzida na sequência de admissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 2 anos até 7 de dezembro de 2024. Terá de pagar £7.500 de custas.
- Bai Langning foi condenado a uma suspensão de 4 anos, reduzida na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 2 anos e 8 meses, até 6 de agosto de 2025. Terá de pagar £7.500 de custas.
- Chen Zifan foi condenado a 7 anos e 6 meses de suspensão, reduzida na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 5 anos até 20 de dezembro de 2027. Terá de pagar £7.500 de custas.
- A Zhang Jiankang foi aplicada uma pena de 4 anos e 5 meses de suspensão, reduzida na sequência de confissões antecipadas e da sua confissão de culpa, para 2 anos e 11 meses até 1 de dezembro de 2025. Terá de pagar £7.500 de custas.
Fonte: EUROSPORT