Durante uma visita a Estrasburgo, em 2 de outubro, Thierry Braillard, Secretário de Estado do Desporto da França, assinou a Convenção do Conselho da Europa sobre a Manipulação das Competições Desportivas.
“A França esteve sempre na vanguarda da luta contra a manipulação das competições desportivas e espera que esta convenção abra caminho a uma melhor cooperação entre os países na luta contra os abusos no desporto”, declarou Thierry Braillard.
Por seu turno, a Secretária-Geral Adjunta Gabriella Battaini-Dragoni referiu-se aos laços estreitos que existem entre o desporto, os direitos humanos e a democracia.
No decurso da sua reunião, Braillard e Battaini-Dragoni discutiram a forma de promover a assinatura e a ratificação deste instrumento pelos governos nacionais, aquando dos próximos grandes eventos desportivos.
O Comissário Braillard encontrou-se igualmente com a Presidente da Assembleia Parlamentar, Anne Brasseur, antiga Ministra da Educação, da Formação Profissional e do Desporto do Luxemburgo.
A França tornou-se assim um dos primeiros países a assinar a convenção, juntamente com a Arménia, o Azerbaijão, a Bulgária, a Dinamarca, a Finlândia, a Geórgia, a Alemanha, a Grécia, a Lituânia, o Montenegro, os Países Baixos, a Noruega, a Federação Russa, a Sérvia e a Suíça.
Fonte: Council of Europe