Portugal: Estoril Sol “prudente” na distribuição de resultados apesar de lucros

A Estoril Sol resolveu optar por políticas de distribuição de resultados “conservadoras e prudentes”, apesar de ter passado de prejuízos a lucros em 2022, apontando incertezas económicas e o investimento...

A Estoril Sol resolveu optar por políticas de distribuição de resultados “conservadoras e prudentes”, apesar de ter passado de prejuízos a lucros em 2022, apontando incertezas económicas e o investimento na nova concessão de jogo.

Numa proposta para a próxima assembleia-geral (AG) da empresa, marcada para o dia 26 de maio, sobre a aplicação de resultados referentes a 2022, a Estoril Sol disse que “as incertezas ainda existentes quanto à velocidade de recuperação dos níveis de atividade económica no geral, e em particular das receitas de jogo físico para patamares pré-pandemia, as exigentes necessidades financeiras futuras decorrentes do investimento a efetuar no âmbito da nova concessão de jogo da zona de jogo permanente do Estoril, no que acresce ao agora exposto, o contexto geral de incerteza associado às atuais tensões geopolíticas, aconselham a adoção de políticas de distribuição de resultados conservadoras e prudentes”.

A empresa optou por esta política apesar de “o resultado líquido do exercício de 2022 da Estoril Sol, SGPS, S.A., apurado com base nas demonstrações financeiras separadas” ter sido “positivo em 32,9 milhões de euros” o que “compara com o resultado líquido positivo de 11,2 milhões de euros registados no ano anterior”.

Segundo a empresa, “esta melhoria significativa dos resultados deveu-se à ausência de limitações à atividade em 2022, limitações estas que tinham condicionado fortemente a atividade dos casinos físicos durante o ano anterior” bem como “à concretização das medidas previstas no Decreto-Lei n.º 103/2021, de 24 de novembro”.

Estas medidas tiveram “o intuito de mitigar os impactos negativos sentidos no período da pandemia e imediatamente após, provocados pela adoção de medidas restritivas da atividade económica com vista ao controlo da doença, e que se materializaram com a assinatura dos aditamentos aos contratos de concessão de jogo físico, sua consequente prorrogação e reposição do reequilíbrio económico-financeiro”.

Neste contexto, o grupo não irá atribuir dividendos, tendo decidido que resultado líquido do exercício de 2022, seja transferido para “reserva legal” (1.643.000 euros), para a rubrica “outras variações no capital próprio (21.462.663 euros) e para “outras reservas e resultados transitados” (9.743.222 euros).

Além desta proposta, os acionistas da Estoril Sol irão deliberar sobre os documentos de prestação de contas e proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade.

Os detentores de títulos da Estoril irão também deliberar sobre a proposta do Conselho de Administração para preencher o lugar de suplente do Conselho Fiscal, até ao fim do mandato em curso (2021-2024) e sobre “a declaração da Comissão de Fixação de Vencimentos, relativa à política de remunerações dos órgãos de administração e fiscalização da sociedade”.

Por fim, a AG irá “discutir e deliberar sobre a aquisição e alienação, pela sociedade, de ações próprias, bem como mandatar o Conselho de Administração para executar” este ponto, indicou.

Fonte: Notícias ao minuto

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY