Global: UEFA deve confirmar Skenderbeu fora da Champions por manipulação de resultados

Afastamento da equipa albanesa deverá ser formalizado depois da decisão do TAS. A UEFA confirmou esta quarta-feira que deverá formalizar o afastamento dos albaneses do Skenderbeu da Liga dos...

Afastamento da equipa albanesa deverá ser formalizado depois da decisão do TAS.

A UEFA confirmou esta quarta-feira que deverá formalizar o afastamento dos albaneses do Skenderbeu da Liga dos Campeões 2016/2017, na sequência do processo de manipulação de resultados.

Em junho, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) deu razão à UEFA e recusou o recurso apresentado pelo clube, confirmando o afastamento dos albaneses da Liga dos Campeões da presente temporada.

Em causa estão quatro jogos da época de 2015/16, dois da Liga dos Campeões e dois da Liga Europa, um dos quais envolvendo o Sporting (5-1), que a UEFA, com base no volume anómalo de apostas, suspeitou terem sido viciados por parte da equipa albanesa.

A UEFA explicou que a sanção imposta ao clube albanês era “preliminar”, devendo agora o organismo de cúpula do futebol europeu “adotar medidas disciplinares reais”.

A decisão do TAS, que confirmou o castigo aplicado pela UEFA em 1 de junho, legitimou ainda o método utilizado pelo organismo que tutela o futebol europeu na deteção de manipulações de resultados, tendo como base a monitorização dos jogos com padrões estatísticos e matemáticos.

Habitualmente é a polícia que verifica se há distorção ou falsidade em determinados resultados suspeitos, através de investigação, mas a UEFA conta também com o seu próprio método de rastreio, em colaboração com a empresa suíça Sportradar, e que com a decisão de hoje o TAS reconheceu e validou.

Fonte: O Jogo

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY