Match Poker é reconhecido oficialmente como desporto (Video)

Com o Match Poker reconhecido oficialmente como desporto, a modalidade está apta a ser inserida nas Olimpíadas

Jogos Olímpicos ganham cinco novos desportos para Tóquio 2020. Para 2024 (JO Paris), as modalidades ainda não estão definidas.

Com o Match Poker reconhecido oficialmente como desporto, a modalidade está apta a ser inserida nas Olimpíadas. O anúncio oficial veio da Global Association of International Sports Federations (GAISF), após muito esforço da International Federation of Match Poker (IFMP) para obter uma palavra final.

“A GAISF observa os novos desportos e estamos a analisar a nova tendência desportiva, pois as modalidades estão sempre a evoluir e todos os anos surgem novas. O papel da comissão é apoiar todos os que são passíveis de entrar na nossa lista oficial”, afirma Antonio Espinos, um dos diretores da GAISF.

O reconhecimento do Match Poker como desporto oficial não é uma garantia de este se manter nos Jogos Olímpicos, mas abre uma nova possibilidade para estar ao lado das mais recentes modalidades na mesma categoria, como a escalada e o dodgeball.

DIFERENTE DO PÓQUER CLÁSSICO

Jogado há muito tempo em Portugal, o póquer clássico conta com várias etapas todos os meses em clubes e casinos, que, além de serem importantes para a cultura do entretenimento, são o principal local designado para a prática de torneios oficiais.

Ao contrário do póquer tradicional, no Match Poker a ação acontece no mundo online, nomeadamente nos smartphones. O facto de a modalidade estar online é um bom sinal para os portugueses, já que 70% da população lusitana utiliza a Internet. Também para a popularidade do desporto, a facilidade do uso do smartphone para a prática da modalidade é uma vantagem, visto que se espera que, em 2018, 66% do mundo tenha smartphone.

No jogo, todos os adeptos que compõem a mesa virtual começam a partida com cartas iguais. Isso cria um equilíbrio inicial entre todos os jogadores, o que aumenta o fator habilidade neste desporto. Desta forma, o objetivo é ganhar o máximo possível ou perder menos mãos do que o adversário. Trata-se também de um trabalho de equipa, já que um bom jogo no Match Poker implica quatro jogadores para quatro equipas diferentes.

Outro fator diferencial em relação ao póquer tradicional é que nesta nova modalidade o estilo de jogo dos participantes está em evidência: no Match Poker, em variadas situações, é necessário ser mais agressivo nas cartas.

PORTUGAL AINDA NÃO ESTÁ LISTADO NA FEDERAÇÃO

“É um desporto para todas as idades e géneros. O Match Poker é democrático e pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha interesse. A federação internacional deste desporto já conta com mais de 60 países cadastrados”, relata o site oficial da modalidade. Entre os países cadastrados na IFMP, Portugal não aparece na lista.

PRIMEIRA LIGA MUNDIAL SERÁ INDIANA

O reconhecimento da GAISF animou o mundo do Match Poker, que brevemente terá a sua primeira liga mundial. Em novembro, a Índia vai acolher a Match Indian Poker League (MIPL), administrada pelo empresário britânico Raj Kundra. Terá oito equipas, todas de cidades indianas: Ahmedabad, Bangalore, Jaipur, Pune, Deli, Goa, Calcutá e Bombaim.

A liga indiana parece ser apenas o começo da popularização do Match Poker. Em 2018, é provável que aconteça o primeiro evento mundial desta modalidade, que deve juntar seleções de vários países.

DESPORTO QUER CONTINUAR ONDA DE SUCESSO

É um desporto muito novo e que chega para complementar o póquer tradicional, jogado um pouco por todo o mundo e com bastante adesão em Portugal. Tecnológico e moderno, o Match Poker já atraiu a atenção tanto de empresários como de autoridades mundiais. Parece que é apenas só o começo de uma trajetória de sucesso.

Fonte: Record

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL                                                                                                                                                        

RELATED BY