Suiça: Integridade no desporto – A Europol e o Comité Olímpico Internacional unem esforços contra a viciação de resultados

Hoje, 28 de outubro, a Europol e o Comité Olímpico Internacional (COI) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para reforçar a cooperação na luta contra a corrupção no desporto....

Hoje, 28 de outubro, a Europol e o Comité Olímpico Internacional (COI) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para reforçar a cooperação na luta contra a corrupção no desporto. O acordo foi assinado durante o Fórum Internacional para a Integridade Desportiva, organizado anualmente pelo COI em Lausana, na Suíça.

Reforçar as informações para combater a viciação de resultados

A corrupção no desporto degrada os esforços dos atletas e o apoio do público. Além disso, traz importantes lucros aos grupos de criminalidade organizada, que depois os utilizam para desenvolver outras atividades criminosas, como o tráfico de droga, a falsificação de documentos, o branqueamento de capitais e os crimes económicos e financeiros.

Para reforçar a coligação mundial contra a corrupção no desporto, em especial a manipulação de competições desportivas, a Europol reforça a sua cooperação com o Comité Olímpico Internacional, um dos principais intervenientes no mundo do desporto. A Europol e o COI já intensificaram a sua cooperação nos últimos três anos. O COI desempenha um papel importante na proteção da integridade no desporto em todas as disciplinas olímpicas.

O novo acordo centrar-se-á no intercâmbio de conhecimentos e competências, no reforço das capacidades e numa maior colaboração entre a Europol e o COI. A cooperação entre os setores público e privado é um elemento-chave na luta eficaz contra estes grupos de criminalidade organizada que causam danos importantes à integridade do desporto e aos seus valores fundamentais.

Por ocasião da assinatura do Memorando de Entendimento, o Diretor Executivo Adjunto da Europol, Will van Gemert, declarou:

“A corrupção no desporto é um crime mundial perpetrado por grupos de criminalidade organizada que operam a nível transfronteiriço e estão frequentemente envolvidos noutros crimes. Trabalhar em estreita colaboração, em coligação com parceiros-chave como o COI, é crucial na luta contra a corrupção no desporto. Combater a corrupção no desporto significa não só defender a integridade do desporto, mas também proteger o público de criminosos que causam danos significativos à segurança e ao bem-estar dos cidadãos da UE”.

Thomas Bach, Presidente do COI, comentou:

“A assinatura hoje de um memorando de entendimento com a Europol é mais um exemplo do aprofundamento da nossa cooperação com os organismos responsáveis pela aplicação da lei e mais um marco importante na luta contra a manipulação da concorrência”.

Sobre o COI

O Comité Olímpico Internacional é uma organização independente sem fins lucrativos, constituída por voluntários, empenhada em construir um mundo melhor através do desporto. Redistribui mais de 90% das suas receitas pelo movimento desportivo em geral, o que significa que todos os dias o equivalente a 3 milhões de euros vai para ajudar atletas e organizações desportivas a todos os níveis em todo o mundo.

Sobre a Europol

A Europol é a agência de aplicação da lei da União Europeia. Com sede em Haia, nos Países Baixos, a Europol apoia os 28 Estados-Membros da UE na sua luta contra o terrorismo, a cibercriminalidade e outras formas graves e organizadas de criminalidade. Com mais de 1 300 efetivos, a Europol utiliza ferramentas de ponta para apoiar cerca de 40 000 investigações internacionais por ano, servindo de centro de cooperação policial, de conhecimentos analíticos e de informações criminais.

Fonte: Europol

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY