O fracasso sistémico da gestão a nível de topo na proteção dos consumidores e na prevenção do branqueamento de capitais fará com que o William Hill Group (WHG) pague uma multa de, pelo menos, 6,2 milhões de libras.
Uma investigação da Gambling Commission revelou que, entre novembro de 2014 e agosto de 2016, a empresa de jogos de fortuna ou azar violou os regulamentos de combate ao branqueamento de capitais e de responsabilidade social.
Os quadros superiores não conseguiram mitigar os riscos e não dispuseram de pessoal suficiente para garantir que os seus processos de combate ao branqueamento de capitais e de responsabilidade social fossem eficazes. Esta situação levou a que dez clientes fossem autorizados a depositar grandes somas de dinheiro ligadas a infrações penais, o que resultou em ganhos para o WHG de cerca um milhão e 200 mil libras. O WHG não procurou adequadamente obter informações sobre a origem dos seus fundos ou determinar se eram jogadores problemáticos.
O WHG pagará mais de 5 milhões de libras por infração aos regulamentos e despojar-se-á dos 1,2 milhões de libras que ganhou com as transações com os dez clientes. Se forem identificadas as vítimas destes dez clientes, estas serão reembolsadas. Se surgirem outros incidentes de falhas relacionados com este caso, o WHG alienará todo o dinheiro ganho com essas transações.
A WHG nomeará também auditores externos para analisar a eficácia e a aplicação das suas políticas e procedimentos em matéria de combate ao branqueamento de capitais e de responsabilidade social e partilhará os conhecimentos adquiridos com o setor em geral.
Neil McArthur, Diretor Executivo, disse:
“Utilizaremos todos os nossos poderes de controlo para tornar o jogo de fortuna ou azar mais justo e seguro.
“Tratou-se de uma falha sistémica na William Hill, que se prolongou por quase dois anos, e o pacote de sanções hoje anunciado – que poderá exceder 6,2 milhões de libras – reflete a gravidade das infrações.
“As empresas de jogo têm a responsabilidade de garantir que mantêm o crime fora do jogo e de combater o jogo problemático – e, como parte desse trabalho, devem estar constantemente atentas à origem do dinheiro que estão a receber.”
Exemplos de falhas da WHG incluem (todos os números são aproximados):
- Um cliente foi autorizado a depositar £654.000 durante nove meses sem que fossem efetuadas verificações da origem dos fundos. O cliente vivia num alojamento arrendado e trabalhava no departamento de contabilidade de uma empresa que ganhava cerca de £30.000 por ano
- Um cliente foi autorizado a depositar 541.000 libras esterlinas durante 14 meses depois de o operador ter assumido que o rendimento potencial do cliente poderia ser de 365.000 libras por ano, com base numa comunicação verbal e sem mais sondagens. Na realidade, o cliente ganhava cerca de 30.000 libras por ano e estava a financiar o seu hábito de jogo roubando ao seu empregador
- Um cliente que foi autorizado a depositar £653.000 num período de 18 meses ativou um alerta financeiro no WHG. O alerta resultou numa classificação de “risco laranja” que exigia, de acordo com a política de combate ao branqueamento de capitais do titular da licença, a revisão do perfil do cliente. O ficheiro foi marcado como tendo sido passado aos gestores para revisão, mas tal não aconteceu devido a uma falha do sistema. O cliente pôde continuar a jogar durante mais seis meses, apesar de continuar a ativar alertas financeiros
- A WHG identificou um cliente que estava a gastar cada vez mais em jogos, com níveis de depósito superiores a £100.000. A WHG interagiu com o cliente, procurando obter garantias de que o cliente estava “confortável com o seu nível de gastos”. Depois de receber a garantia verbal e sem investigar as circunstâncias mais alargadas, o operador continuou a permitir que o cliente jogasse. Na nossa opinião, esta interação foi inadequada e não analisou suficientemente o comportamento do cliente para identificar se o seu comportamento era indicativo de jogo problemático
- Um cliente excedeu depósitos de £147.000 num período de 18 meses com um aumento de perdas de £112.000. Os sistemas da WHG identificaram o problema, mas a sua única resposta durante um período de 12 meses foi enviar dois emails automáticos de responsabilidade social. A nossa opinião é que esta ação, por si só, não foi suficiente, dado o comportamento de jogo do cliente, juntamente com a gravidade das perdas.
Leia o Acordo Regulamentar da William Hill International.
Fonte
O Regulador: Gambling Commission
Saiba quais as principais falhas das empresas de jogo identificadas pelos reguladores