Reino Unido: A EU Lotto deverá pagar uma multa de 760 000 libras e submeter-se a uma extensa auditoria independente – por falhas em matéria de responsabilidade social e de branqueamento de capitais.

A empresa de jogos de fortuna ou azar deverá pagar uma coima de 760 000 libras e submeter-se a uma extensa auditoria independente depois de uma investigação da Comissão...

A empresa de jogos de fortuna ou azar deverá pagar uma coima de 760 000 libras e submeter-se a uma extensa auditoria independente depois de uma investigação da Comissão ter revelado falhas em matéria de responsabilidade social e de branqueamento de capitais.

A EU Lotto – que explora o site lottoland.co.uk – também recebeu uma advertência formal pelas falhas que ocorreram entre outubro de 2019 e novembro de 2020.

Os incumprimentos dos requisitos de responsabilidade social incluíram a negligência de ter em conta as orientações formais da Comissão em matéria de interação com os clientes.

Os exemplos incluem:

  • Clientes que mudam frequentemente os limites de depósito não são considerados como indicadores de danos
  • Não há provas da realização de avaliações financeiras e de acessibilidade adequadas para identificar se um cliente está a ser prejudicado ou em risco de ser prejudicado
  • As interações com os clientes consistiam predominantemente numa mensagem de correio eletrónico que detalhava as ferramentas disponíveis para o jogo responsável e não exigia uma resposta do cliente – Havia poucas provas de que as interações fossem adaptadas em função da extensão dos danos potenciais.

As falhas no combate ao branqueamento de capitais incluíram

Não rever ou analisar eficazmente os extratos bancários fornecidos pelos clientes para comprovar o endereço
Não restringir as contas dos clientes na sequência de pedidos de origem de fundos (SoF)
Permitir que os clientes registem na sua conta cartões de débito de terceiros (por exemplo, com um nome diferente do do cliente)
Basear-se demasiado em limites ineficazes e, de um modo geral, não dispor de informações sobre o montante que um cliente deve ser autorizado a gastar com base nos seus rendimentos, património ou quaisquer outros fatores de risco.

Helen Venn, Diretora Executiva da Comissão, disse:

“Este caso, tal como outros casos recentes de aplicação da lei, foi o resultado de uma atividade planeada de conformidade. Todos os operadores devem estar bem cientes de que não hesitaremos em tomar medidas firmes contra aqueles que não cumprem os elevados padrões que esperamos para os consumidores no Reino Unido”.

Fonte

O Regulador: Gambling Commission

Saiba quais as principais falhas das empresas de jogo identificadas pelos reguladores

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY