O Comité Olímpico de Portugal marcou presença na segunda edição do evento
O Fórum Sobre Integridade no Desporto realizou-se hoje no Museu Olímpico, em Lausana, na Suíça, com questões relacionadas com a manipulação de resultados e luta contra a corrupção em cima da mesa.
Em comunicado, o Comité Olímpico de Portugal (COP), que marcou presença na segunda edição do evento, destacou os temas principais da reunião, que propôs “agilizar as iniciativas do Comité Olímpico Internacional (COI) para envolver mais ativamente os parceiros no movimento olímpico, no que diz respeito à prevenção da manipulação das competições”, bem como o desejo de envolver os governos na assinatura e ratificação das deliberação da Convenção sobre Manipulação de Competições Desportivas do Conselho da Europa.
Outra das medidas defendidas foi o reforço nas medidas de prevenção através da educação, bem como a criação de “legislação efetiva e fiscalização” por parte dos governos de cada país.
Marcaram presença no fórum o presidente do COP, José Manuel Constantino, bem como o diretor-geral, João Paulo Almeida, que “referiu a importância de implementar uma plataforma nacional, conforme obriga a convenção ratificada pelo Estado português”, bem como o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que relembrou a iniciativa legislativa, “a aprovar em breve na Assembleia da República”, sobre o reforço da criminalização da corrupção no desporto.
Entre os participantes marcaram presença representantes governamentais de 23 países e dirigentes de várias organizações internacionais, num total de 180 delegações.
Fonte: SAPO Desporto c/Lusa