O jogador francês Leny Mitjana foi suspenso por 10 anos devido ao seu envolvimento em manipulação de resultados, informou na sexta-feira a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA).
Mitjana, de 29 anos, com um ranking mundial de 458 em 2018, negou todas as acusações relacionadas com a manipulação de jogos em 2017 e 2018, tendo sido realizada uma audiência em novembro de 2023.
“A Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA) pode hoje confirmar que o tenista francês Leny Mitjana foi suspenso do desporto por um período de dez anos e multado em 20.000 dólares por 11 violações do Programa Anti-Corrupção do Ténis (TACP)”, disse o comunicado da ITIA.
A sanção está relacionada com um processo criminal que envolve um sistema de viciação de resultados na Bélgica, sendo que as infrações cometidas por Mitjana incluem a facilitação de apostas, a manipulação do resultado dos jogos, a influência sobre outros jogadores para que não se esforcem ao máximo nos jogos e a não denúncia de abordagens corruptas.
A suspensão de Mitjana decorrerá a partir da data da decisão, 22 de dezembro de 2023, até 2033.
Fonte: Reuters