Espanha: Espanha revela a lista final dos 26 projetos de investigação sobre jogos de fortuna ou azar que irão receber 1,3 milhões de euros de financiamento

Foram anunciados os últimos estudos que se centrarão nas perturbações da atividade do jogo, bem como o montante que cada um deles receberá. A Direção-Geral de Regulação dos Jogos...

Foram anunciados os últimos estudos que se centrarão nas perturbações da atividade do jogo, bem como o montante que cada um deles receberá.

A Direção-Geral de Regulação dos Jogos de Azar (DGOJ) publicou uma proposta de resolução final relativa aos pedidos de financiamento, tendo sido selecionados 26 projetos.

Os 26 projetos partilharão entre si um financiamento de 1,3 milhões de euros (1,4 milhões de dólares), recebendo cada um deles entre 8.000 e 140.000 euros.

Estes projetos foram apresentados por uma série de universidades, instituições de solidariedade social e instituições de saúde de toda a Espanha, sendo que muitos dos próprios projetos abrangem os danos relacionados com o jogo e a investigação sobre a forma de os reduzir.

Alguns destes projetos incluem um da Universidade Miguel Hernández de Elche, que propôs um estudo sobre “mudança e procura de tratamento em jogadores e investidores patológicos: um estudo experimental em jovens adultos”.

Um dos projetos mais importantes, que recebeu uma subvenção de 130 842,50 euros, é o da Universidade de Granada, que estudará as “Estratégias de comunicação que incentivam comportamentos de jogo responsável online: Consumer neuroscience”.

Cada um dos projetos teve de passar por um rigoroso processo de avaliação, que classificou diferentes aspetos dos projetos em termos de qualidade, viabilidade e impacto da proposta.

No documento, cinco projetos que tinham chegado à fase de proposta final foram recusados por não terem atingido as rigorosas classificações de avaliação.

Relativamente à lista final, a DGOJ afirmou: “Estas bolsas destinam-se à realização de estudos de investigação sobre perturbações derivadas da atividade do jogo, com vista à prevenção dos efeitos derivados dessas perturbações ou dos riscos associados ao jogo”.

“A sua concessão é feita em regime de concurso e o prazo de execução dos projetos beneficiários será prorrogado até 30 de junho de 2024”.

No entanto, a Espanha não é o único país a investir na investigação sobre o jogo, uma vez que a Irlanda descobriu recentemente que 1 em cada 30 adultos sofre de danos causados pelo jogo.

Fonte: Gambling Insider

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY