Emirados Árabes Unidos: Jogador de críquete condenado a 17 anos e meio de interdição no âmbito de uma investigação de viciação de resultados

Um jogador de críquete sediado no Reino Unido foi banido de todas as formas de jogo durante 17 anos e meio devido a alegações de manipulação de resultados relacionadas...

Um jogador de críquete sediado no Reino Unido foi banido de todas as formas de jogo durante 17 anos e meio devido a alegações de manipulação de resultados relacionadas com a Liga de Críquete T10 de Abu Dhabi de 2021.

Rizwan Javed, um jogador do clube de críquete, foi um dos oito jogadores e dirigentes acusados pela ICC em setembro passado.

O mais notável do grupo foi o internacional do Bangladesh Nasir Hossain, que está agora a cumprir uma proibição de dois anos.

Rizwan foi considerado culpado de cinco infrações distintas do Código Anticorrupção dos Participantes da Comissão de Críquete dos Emirados Árabes Unidos (ECB) e, por não ter respondido às acusações, foi considerado culpado.

Foi considerado culpado de:

Artigo 2.1.1 – Participar de uma tentativa de consertar, planejar ou influenciar indevidamente partidas ou aspetos de partidas do Abu Dhabi T10 2021 (em três ocasiões distintas).

Artigo 2.1.3 – Oferecer uma Recompensa a outro Participante em troca do envolvimento desse jogador em Conduta Corrupta.

Artigo 2.1.4 – Solicitar, induzir, aliciar, instruir, persuadir, encorajar ou facilitar intencionalmente qualquer Participante a violar o artigo 2.1 do Código (em três ocasiões distintas).

Artigo 2.4.4 – Não revelar à DACO todos os pormenores de quaisquer abordagens ou convites recebidos para participar em Condutas Corruptas ao abrigo do Código.

Artigo 2.4.6 – Não cooperar ou recusar-se, sem justificação convincente, a cooperar com qualquer investigação levada a cabo pela DACO em relação a uma possível Conduta Corrupta ao abrigo do Código.

Com efeitos retroativos a 19 de setembro de 2023, Rizwan não pode jogar críquete a qualquer nível até março de 2041.

“Rizwan Javed recebeu uma prolongada proibição de jogar críquete devido às suas repetidas e graves tentativas de corromper jogadores de críquete profissionais”, afirmou Alex Marshall, Diretor-Geral de Integridade da ICC.

“A sanção imposta deve enviar uma mensagem forte a outros corruptores que tentam atingir o críquete a qualquer nível e demonstra que qualquer tentativa de corromper o críquete será tratada com firmeza.”

Fonte: Fox Sports

REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 

RELATED BY