Dez jogadores chineses envolvidos no escândalo terão a sua audição iniciada na segunda segunda-feira do torneio de 17 dias
O Campeonato Mundial de Snooker deste ano no Crucible terá lugar à sombra de uma audiência disciplinar independente envolvendo os 10 jogadores que estão atualmente suspensos por acusações relacionadas com a manipulação de resultados.
O organismo que rege o snooker a nível mundial, a WPBSA, confirmou que a audiência, presidida por Ian Mill KC, terá início a 24 de abril, a segunda segunda-feira do torneio de 17 dias que culmina com a coroação do campeão a 1 de maio.
O ex-campeão do Reino Unido, Zhao Xintong, e o ex-campeão do Masters, Yan Bingtao, estão entre os 10 jogadores chineses que enfrentam uma série de acusações que podem resultar em longas suspensões do desporto.
A WPBSA confirmou num comunicado: “Os jogadores permanecerão suspensos até que o resultado da Audiência Disciplinar Independente seja publicado.
” Por conseguinte, não participarão em quaisquer eventos restantes do World Snooker Tour durante a época de 2022/23, incluindo o Campeonato do Mundo de Snooker de 2023.”
Zhao, que ocupa atualmente o nono lugar no ranking mundial, é o único dos jogadores suspensos a quem seria normalmente atribuído um lugar automático na primeira ronda do torneio.
Zhao é acusado de ter participado na organização de jogos da digressão e de ter apostado no snooker, enquanto Yan é acusado de ter organizado jogos e de ter apostado no snooker.
Os outros jogadores acusados são Liang Wenbo, Li Hang, Lu Ning, Zhang Jiankang, Chen Zifan, Chang Bingyu, Zhao Jianbo e Bai Langning.
Fonte: Independent