FIFA aprova aplicativo para que jogadores relatem propostas de manipulação de resultados

O aplicativo para denúncias “Red Button” garante o anonimato para proteger os jogadores...

Um aplicativo para smartphone desenvolvido pelo sindicato ‘International Soccer Players’, para permitir que jogadores profissionais denunciem anonimamente abordagens de manipulação de resultados, foi aprovado pela FIFA na sexta-feira.

O aplicativo para denúncias “Red Button” garante o anonimato para proteger os jogadores que, de outra forma, podem temer as consequências para a sua carreira profissional ou segurança pessoal, disse a ‘FIFPro’ em comunicado.

“Com os jogadores a enfrentar ações disciplinares por não relatarem uma abordagem de manipulação de resultados, deve haver uma forma de o fazerem sem medo de se estarem a colocar a si mesmos, as suas famílias e a suas carreiras em perigo”, disse o diretor dos serviços jurídicos da ‘FIFPro’, Roy Vermeer. “O aplicativo “Red Button” fornece esta possibilidade e ajudará os jogadores a gerir esse risco considerável que, sem culpa própria, pode confrontá-los a qualquer momento.”

Segundo o acordo de colaboração, a FIFA investigará as informações confidenciais enviadas por meio do aplicativo do sindicato, que é “desenvolvido com tecnologia que garante que nenhum vestígio de relatório seja deixado nos seus smartphones”, afirma o anúncio.

O aplicativo, que está a ser distribuído através de associações nacionais de jogadores, também dá aos jogadores a opção de enviar informações de contacto para que os investigadores possam contactá-los confidencialmente.

O futebol é o desporto mais visado pelo crime organizado internacional, de acordo com a Europol – a agência da União Europeia para a cooperação policial.

A FIFA já possui plataformas de relatórios confidenciais – como o aplicativo FIFA Integrity – que os jogadores ainda podem usar.

Oliver Jaberg, um dos principais oficiais de integridade e antidoping da FIFA, disse que “estamos ansiosos para colaborar com a FIFPro nesta nova iniciativa”.

O aplicativo Red Button surgiu de uma parceria entre a Associação de Jogadores da Finlândia e o Governo.

Os jogadores de todos os desportos têm um alto grau de confiança nos sistemas de relatórios administrados pelo seu sindicato, de acordo com um relatório da ‘University of Liverpool Management School’.

No site da FIFPro, Samir Arab, descreveu como rejeitou uma oferta de 3.000 euros para manipular um jogo quando jogou pela seleção nacional de sub-21 de Malta em 2016. Disse que estava com muito medo de denunciá-la às autoridades do futebol. A polícia acabou por investigar o caso e Arab cooperou, mas ele ainda foi banido do futebol por dois anos.

“Perdi dois anos da minha carreira”, disse Arab no seu endosso ao aplicativo do sindicato. “Perdi dois anos de progresso.”

Observatório do Jogo Responsável – Portugal

 

Categories
GAMBLING NEWS (PT)Observatório NewsWorld Gambling News (PT)

RG MAGAZINE Gambling and Social Responsibility
No Comment

RELATED BY