Uma delegação da Assembleia Municipal de Lisboa, acompanhada de operadores turísticos, realizou nos últimos dias em Pequim contactos e acções de promoção da capital portuguesa como destino de férias.
“Lisboa é já a região mais importante da área do turismo em Portugal, superou já o Algarve”, assinalou o chefe da delegação, António Modesto Navarro, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, em declarações à Agência Lusa.
“Há imensas condições para encetarmos este diálogo com Pequim”, defendeu o presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.
No decorrer da visita de quatro dias a Pequim, Modesto Navarro sentiu da parte dos seus homólogos chineses “vontade” de dinamizar uma relação entre as duas cidades e da parte dos operadores turísticos locais “motivação” para explorar o mercado de turismo entre Pequim e Lisboa.
“Pareceu-nos haver abertura. É um terreno difícil, mas há possibilidades”, assinala António Modesto Navarro, cuja delegação integra três elementos da Assembleia Municipal e duas operadoras turísticas, que representam também a Associação de Turismo de Lisboa.
O presidente da Assembleia Municipal de Lisboa lamentou a falta de interesse dos representantes da Câmara de Lisboa em integrar a comitiva, indicando que uma delegação municipal conjunta teria mais força para promover a cidade como destino turístico.
“Não houve condições para organizar uma delegação municipal.
Penso que não houve a sensibilidade necessária para esta matéria”, indica Modesto Navarro.
A visita a Pequim surge em resposta a uma deslocação do presidente da Assembleia Municipal de Pequim, Yu Junbo, a Lisboa, em Julho do ano passado, no âmbito de um périplo por câmaras de várias cidades europeias para compreender a realidade autárquica na Europa.
Durante a visita a Pequim, a delegação esteve reunida com o presidente da Assembleia Municipal de Pequim e com responsáveis pelo Turismo da antiga capital imperial, realizando ainda uma acção de promoção de Lisboa e uma bolsa de contactos com operadores locais.
No encontro em Pequim com o seu homólogo chinês, Modesto Navarro lançou a ideia de geminação entre Pequim e Lisboa, apesar de indicar que, com eleições municipais à porta, em Outubro, esta é apenas uma “base de trabalho” para ser discutida pela Assembleia.
A delegação seguiu hoje para o antigo território português de Macau para contactos com as autoridades locais e fazer nova acção de promoção de Lisboa como destino turístico, regressando a Portugal na sexta-feira
Fonte: Semánario